Serenity. Jewish pride. Most palatable food imaginable. Family. Who wouldn’t want to have such transcendental experience? Those who embrace and observe the Shabbat, or Shabbos, get to have it every single week.
“And God blessed the seventh day and sanctified it; because in it he rested from all his work which God had created…” (Genesis 1:31-2:3). Observant Jews believe that God gave them the Torah- the five books of Moses- to abide and live by. Every week, after six days of tiring labor, the Jews rest on the seventh day in order to bask in Shabbat’s holiness. And no Shabbat is complete without a majestic Shabbat table!
Shabat
Serenidade. Orgulho judaico. A mais deliciosa comida imaginável. Família. Quem não gostaria de ter uma experiência tão transcendental? Aqueles que abraçam e observam o Shabat, também conhecido como Shabes, vivem isso todas as semanas.
“E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de todo o trabalho que Deus havia criado…” (Gênese 1:31-2:3). Judeus observantes acreditam que Deus deu a eles a Torá (os 5 livros de Moisés) para cumpri-la e viver segundo ela. A cada semana, depois de seis dias de trabalho duro, os judeus descansar no sétimo dia para abraçar a santidade do Shabat. E nenhum Shabat está completo sem uma mesa magnífica!
As refeições de Shabat são sempre festivas, tipicamente acompanhadas de músicas, e podem durar por horas. Além disso, a mesa de Shabat é o local central de uma casa religiosa. O primeiro passo é utilizar uma linda toalha de mesa branca. A chalá é colocada na mesa sobre uma tábua e coberta por uma cobertura, em lembrança ao maná, a comida que Deus fez cair do céu durante os anos de êxodo dos judeus pelo deserto: ela aparecia, todas as manhãs, coberta pelo orvalho. Essas coberturas têm diversas variedades de cores e formatos, e são muito populares como presente de casamento.
Também é colocada sobre a mesa o copo de kiddush, que mais tarde será preenchido com vinho doce ou suco de uva. A refeição noturna, assim como a diurna, é precedida pelo kiddush: antes de comer, é recitada a bênção sobre o vinho. O copo para kiddush, que por vezes é um cálice, é passado por toda a mesa e todos dele bebem. Depois disso, a chalá é descoberta, faz-se a bênção e, então, um pedaço dela é distribuído para todos.
As velas de Shabat, normalmente colocadas em lindos castiçais de prata, ficam em um local próximo à mesa. O mandamento de acender as velas é dirigido às mulheres. No entanto, se necessário, o homem poderá acendê-las. Ao realizar esse ato, a mulher dá as boas-vindas ao Shabat, exime-se do trabalho e permite-se apenas usufruir do prazer desse dia. Devido ao papel central das velas nesse dia, as pessoas investem muito dinheiro para comprar as melhores velas e castiçais. Muitos possuem, inclusive, ornamentados isqueiros.
A finalização do Shabat é também repleta de simbolismo e marcada por um ritual denominado Havdalá, o que em hebraico que dizer "separação". O ato de "separar" a santidade do Shabat do restante da semana é feito por meio de um ritual em que diversos utensílios são utilizados. Ele inclui uma vela de múltiplos pavios (e frequentemente trançada), uma caixa contendo espécies com fragrância acentuada e, novamente, um copo de kiddush. Muitas vezes, esses itens estão compostos dentro de um conjunto lindamente coordenado e decorado.
Muitas pessoas guardam o Shabat para experimentar a atmosfera única que transforma esse dia em um momento muito especial. Em um mundo obcecado pela ciência, mas ainda marcado pela contínua busca da transcendência espiritual, muitos consideram o Shabat como uma verdadeira bênção da vida.
Guia de Shabat
Shabat é o dia de descanso que acontece no sétimo dia da semana. As raízes do Shabat encontram-se no livro Gênese, no qual está escrito que Deus criou o mundo em seis dias e, no sétimo, descansou. O Shabat é observado do pôr-do-sol de sexta-feira até a aparição das primeiras três estrelas no céu na noite do sábado. Nesse período de tempo, os judeus descansam e participam de refeições festivas com a família e os amigos.
Há muitas tradições e bênçãos envolvendo o Shabat. Entre os artigos judaicos necessários para o Shabat estão os castiçais, copos para ablução das mãos, tábuas para chalá, copos de kiddush e mantas térmicas.
Artigos de Shabat
Os judeus são ordenados a observar o Shabat. Parte do cumprimento desse mandamento inclui acender as velas na sexta-feira à noite, aproximadamente de 18 a 40 minutos antes da entrada do Shabat. Tradicionalmente, ao menos duas velas são aceitas, representando a tradição de lembrar e observar o Shabat. São as mulheres que normalmente as acendem e recitam a prece, enquanto cobrem seus olhos.
O acendimento das velas é um ritual muito apreciado. Os castiçais devem refletir a beleza do Shabat. Podem ser de diferentes designs em estanho e níquel ou de pedras clássicas ou vidro colorido.
Copos para ablução das mãos são importantes para o ritual realizado antes das refeições, no qual as mãos devem ser lavadas enquanto uma bênção é recitada.
A maioria desses copos tem dois braços para evitar que a mão ainda não lavada entre em contato com a água. Esses objetos normalmente permanecem na cozinha para que convidados a utilizem no Shabat, e tendem a ser peças bonitas e sofisticadas. Esses copos podem ser feitos de prata, aço inoxidável e cerâmica, com diferentes designs.
Acessórios de Mesa para Shabat
No Shabat, realiza-se uma refeição festiva na sexta-feira à noite e outra no almoço de sábado, além da Seudá Shlishit (terceira refeição). Para todas elas, é costume convidar amigos e parentes. A mesa deve estar lindamente decorada para celebrar esse dia tão especial. Muitos usam suas melhores toalhas de mesa e pratos para decorá-la. Também é importante utilizar um lindo copo de kiddush para a bênção do vinho a cada refeição.
Uma das bênçãos importantes do Shabat é sobre a chalá. São utilizadas duas, que permanecem cobertas por uma toalha até o momento da bênção. Depois dela, a chalá é cortada sobre uma tábua e distribuída para todos. É importante que a tábua seja feita de um material resistente como a madeira e que a faca seja afiada. Tanto a faca quanto a tábua permanecem sobre a mesa durante as três refeições.
Capa
A proibição de trabalhar significa, entre outros aspectos, que o judeu não pode cozinhar durante o Shabat. No entanto, para que usufrua de comida quente, ele pode cozinhar antecipadamente e mantê-la aquecida sobre uma plata. Essa plata pode ficar sob a boca do fogão em fogo baixo ou ser um modelo elétrico. Ele requer a utilização de uma manta térmica para que a comida não se queime e ninguém se machuque ao tocá-la. Essas mantas são normalmente feitas de algodão e contém bênçãos em hebraico ou imagens de Jerusalém.
Para mais Informações
Para mais informações sobre artigos para Shabat ou outros artigos judaicos, entre em Contato com nossos especialistas, que solucionarão todas as suas dúvidas.